A nova plataforma de estacionamento de aviões do Aeroporto Internacional de Rabil (AIR), ilha da Boa Vista, vai estar operacional na primeira semana de Julho. As obras, iniciadas em 2010, já estão na fase final e vão aumentar a capacidade de estacionamento da pista da Boa Vista de 2 para 5 aviões de médio porte. Esta ampliação, que está enquadrada no Master Plan da Boa Vista, estava prevista para 2013, mas foi antecipada para responder às actuais demandas aeroportuárias da ilha face ao aumento do tráfego aéreo internacional no AIR. “A infra-estrutura aeroportuária está a crescer a um ritmo alucinante. O tráfego tem aumentado entre 20 e 25% por ano”, realça Lima Barber. Com o arranque da construção do hotel Riu Touareg em 2009, as exigências tornaram-se ainda maiores. Por isso, em 2010 teve início a construção da nova plataforma agora em fase de conclusão e a inaugurar já no próximo mês, Julho.
A actual plataforma também vai ser reformada, ganhando dois parques de estacionamento de aeronaves.
O novo parque vai também mudar o sistema de estacionamento no AIR. Conforme explica o director do aeroporto, será adoptado o sistema “nose-in”, ou seja os aviões passarão a estacionar com a parte dianteira – o “nariz” – voltada para o terminal. A partir daí projecta-se, também, um aumento da capacidade de estacionamento de aeronaves fazendo com que o Aeroporto Internacional do Rabil passe a ter capacidade para albergar de uma só vez cinco aviões de médio porte.
Em todo o ano de 2010 circularam pelo Aeroporto Internacional do Rabil um total de 306 mil passageiros. Só no primeiro trimestre de 2011 passaram pelo AIR quase 100 mil passageiros, isso antes da abertura do hotel Riu Touareg. A expectativa é de que este número aumente no último trimestre do ano, época em que a procura por Cabo Verde é ainda maior.
Nessa altura quase que duplica o número de voos, sublinhou Lima Barber. De uma média de 24 voos charters semanais, o Aeroporto do Rabil vai passar para rondar os 37 voos internacionais, ou mais, por semana. “Vamos ter maior impacto nesta altura de Outono-Inverno, que vai de Outubro a Março, quando as duas plataformas estarão em pleno funcionamento”, projecta Barber.
(in Asemana)
Sem comentários:
Enviar um comentário