A Boeing comemorou hoje a entrega do primeiro 787 Dreamliner para a cliente de lançamento All Nippon Airways (ANA) durante uma cerimônia ao lado da fábrica onde o avião foi montado, num dia chuvoso em Seattle. Mais de 500 funcionários que representam o programa 787 caminharam ao lado do avião totalmente novo para apresentá-la aos executivos da ANA enquanto milhares de pessoas observavam no local e pela internet.
“Hoje celebramos um momento significativo na história da aviação”, disse Jim McNerney, presidente e CEO da Boeing. ”O 787 Dreamliner é a maior inovação na aviação comercial desde que o Boeing 707 foi apresentado ao mundo e ter iniciado os voos com passageiros a mais de 50 anos atrás. Quero agradecer a ANA, todos os empregados da Boeing, e as empresas parceiras pelo talento, tecnologia e trabalho em equipe que trouxeram este avião para a vida. ”
Durante a cerimônia, o Presidente e CEo da Boeing Commercial Airplanes Jim Albaugh apresentou uma chave cerimonial para Shinichiro Ito, presidente e CEO da ANA.
“Não é sempre que temos a chance de fazer história, fazer algo grande e corajoso que vai mudar o mundo de maneiras incontáveis – e apoiar por muito tempo depois que se forem”, disse Albaugh. ”Isso é o que o 787 Dreamliner é, e o que a ANA e a Boeing têm feito em conjunto – construir o que realmente é o primeiro avião novo do século 21″
“Estamos muito contentes de estar finalmente recebendo o nosso primeiro 787. A ANA está extremamente orgulhosa de ser o cliente de lançamento do Dreamliner e de ter ajudado a Boeing tão de perto no desenvolvimento desta aeronave estado-da-arte “, disse Ito. ”O Dreamliner vai nos permitir oferecer padrões incomparáveis ??de serviço e conforto para nossos passageiros e irá desempenhar um papel chave nos planos da ANA para a expansão internacional”.
“Estamos muito c
Feito a partir de materiais compósitos, o Boeing 787 Dreamliner é o primeiro avião de tamanho médio capaz de voar rotas de longo alcance e vai permitir que as companhias aéreas abram novos voos sem escalas em rotas preferidas pelo público que viaja. Além de oferecer as companhias aéreas uma economia de combustível sem precedentes e baixos custos operacionais, o 787 apresenta uma série de novas tecnologias que melhoram consideravelmente a experiência do passageiro.
“Hoje vocês se juntam às fileiras das lendas da nossa indústria”, disse Pat Shanahan, vice-presidente e gerente geral de programas de aeronaves da Boeing Commercial Airplanes. ”Não tenho dúvida de que 30 ou 40 anos a partir de agora uma outra equipe futura da Boeing estará comemorando uma nova versão do 787 Dreamliner. Eles vão lutar para encontrar as palavras para expressar seu profundo respeito e admiração pelo trabalho duro que vocês têm feito no sentido de nos propiciar este dia e lançando as bases para um futuro sólido para Boeing e para a nossa indústria. ”
“Eu fui inspirado por essa paixão, esse compromisso e essa dedicação. Vocês fizeram o 787 Dreamliner ser uma realidade “, disse Scott Fancher, vice-presidente e gerente geral do programa 787 na Boeing Commercial Airplanes. ”Sua conquista que celebramos hoje é extraordinária, e será lembrada por muitos anos.”
A ANA e a Boeing finalizaram a entrega contratual do avião no dia 25 de setembro. E a ANA vai levar seu avião para o Aeroporto Tóquio Haneda nessa terça-feira, dia 27 de setembro, com partida prevista para às 6h35 (horário local) de Paine Field (9:35 horário de Brasília). Uma transmissão ao vido poderá ser vista no site www.newairplane.com onde já pode ser visto os melhores momentos de todo processo de entrega da primeira aeronave Dreamliner.